quinta-feira, 5 de abril de 2018

Texto 136 : POSTURA

Naquele tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus, E disse aos seus criados: Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele. Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; Porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la. E, querendo matá-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta.” Mateus 14:1-5

Este relato sobre a vida e o caráter de João Batista revela seu compromisso com os princípios e valores do reino de Deus. João era totalmente comprometido com a palavra de Deus e com sua mensagem. Ele foi preso porque se posicionou contra a atitude de um líder político que vivia com a esposa do seu irmão. A atitude de João foi usada como justificativa para a sua morte. Mas, João não tinha como se posicionar de outra forma, não podia vender a sua integridade para agradar um homem e decepcionar a Deus. A sua convicção levou-o a prisão e depois a morte. 

Quando observamos este pequeno trecho a respeito de João, percebemos que os séculos passaram mas os discípulos do Senhor continuam sendo perseguidos porque se colocam contra posições sociais e mundanas que afrontam os princípios morais e espirituais estabelecidos por Deus. Fica evidente em várias manchetes e em falas de vários famosos que a palavra de Deus é uma ameaça para todos que desejam viver uma vida sem submissão às leis e as autoridades humanas ou divinas. Parece que estamos em um mundo sem lei, sem rumo, sem propósito e sem Deus. 

Se posicionar contra uma atitude de adultério, porque Deus disse que o homem se unirá à sua mulher e serão uma só carne, custou a vida de João Batista. Mas, ele não tinha outra opção. Ele não podia abrir mão dos valores e princípios do reino de Deus para agradar a sociedade e ocupar as melhores cadeiras nas festas. A posição dele de submissão em relação à palavra de Deus era bem estável e definida. Por isto ele falou: “não é lícito possuir a mulher do teu irmão”. Como discípulos de JESUS precisamos ter a mesma postura de João e apontar para as pessoas o caminho de DEUS, mesmo que isto nos custe muito caro. Vale a pena se posicionar ao lado da verdade.

“Venha o teu reino, seja feita a tua vontade”

Nenhum comentário:

Texto 137 : POSIÇÃO

  “ Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. Por isso prometeu, com ju...