terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Texto 104: METANOIA

"Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti." Mateus 11:20-24

A mensagem anunciada por João Batista e por Jesus foi “arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus!”. O objetivo do evangelho é conduzir o homem ao arrependimento. Em grego, a palavra para arrependimento é metanoia. Metanoia significa mudar o próprio pensamento, mudar de ideia, mudar princípios e valores que conduzem a própria vida. Metanoia indica que o indivíduo experimentará um novo modo de viver. O evangelho busca conduzir o indivíduo a esta mudança interior. O arrependimento envolve uma mudança completa. É uma mudança mental, moral e espiritual. O arrependimento genuíno, produzido pelo Espirito de Deus, conduz o ser humano a uma nova vida em total harmonia e dependência de Deus.

Então, podemos observar que o objetivo do evangelho não é operar prodígios, sinais e milagres. É possível que tais fenômenos ocorram durante a pregação do evangelho, mas o objetivo primordial do evangelho de Jesus é produzir uma mudança interior profunda dentro de cada ser humano que deseja conhecer a Deus e experimentar a sua vontade. Por isso Jesus afirma que as cidades Corazim, Betsaida e Cafarnaum não compreenderam a mensagem, mesmo vendo os milagres que o Senhor realizara em seus territórios. Não foram capazes de perceber que o filho de Deus estava entre eles trazendo a oportunidade de viverem uma vida em harmonia com Deus. Apesar da realização dos milagres, Jesus foi rejeitado nessas cidades porque seus moradores estavam mais interessados nos milagres do que na nova vida que Deus desejava pra eles. Então, não se arrependeram.

Atualmente, também percebemos pessoas que só desejam os milagres, as bençãos e os benefícios que Deus pode oferecer, mas não desejam renunciar a sua vida de pecados para viver uma vida segundo os princípios de Deus. O Senhor afirma que se Tiro, Sidon e Sodoma tivessem vistos os milagres não seriam destruídas. Afirma isto porque muitos reconheceriam suas vidas de pecados e se arrependeriam. Mas, é verdade que não precisamos ver milagres para reconhecer que nossa vida está abaixo do padrão de Deus e precisamos, de forma urgente, mudar de mente e experimentar a nova vida que o Senhor deseja pra nós. Diariamente, precisamos nos arrepender de nossos pensamentos, palavras e atos que ofendem ao Senhor e experimentar o autêntico arrependimento para que demonstremos que somos filhos de Deus e experimentemos na prática uma nova vida.

“Venha o teu reino, seja feita a tua vontade”

Nenhum comentário:

Texto 137 : POSIÇÃO

  “ Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. Por isso prometeu, com ju...